Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Home Sweet Home

Este blog é o nosso reflexo. Conheçam as nossas aventuras, os nossos projectos, conheçam-nos a nós.

Home Sweet Home

Este blog é o nosso reflexo. Conheçam as nossas aventuras, os nossos projectos, conheçam-nos a nós.

Sporting e Zombies

Por aqui nunca nos manifestamos muito sobre desporto, mas como a sportinguista do casal e depois da Assembleia Geral de hoje tenho alguns pontos importantes a considerar.

 

A) O Sr Bruno de Carvalho acabou de sair vencedor desta Assembleia e criou agora três regras para os sportinguistas, nada de televisão nacional (excepto claro sporting tv), nada de comprar jornais de desporto ou Correio da Manha e os comentadores afiliados ao Sporting e que participam em programas de televisão que deixem de o fazer.... Pronto é isto e ele termina com o envolvimento exagerado dele com o Facebook. A questão é o que fará a quem não cumprir. Veremos. 

 

B) Sou sportinguisa mas não me reconheço no comportamento deste dois aqui em baixo.... Acho que vi o aparecimento do primeiro zombie em televisão... O que é aquilo???

 

 

 

 

Este é dos textos mais difíceis...

Este é um dos textos mais difíceis de escrever....

Se repararem nos últimos dias tenho estado ausente, e não é por vontade própria. 

Faz praticamente um ano que escrevi aqui um bocadinho sobre isto mas nada de muito detalhado, hoje, pensei que para expurgar os meus demónios vou explicar-vos em detalhe o que é o síndrome vertiginoso.

 

Imaginem aquela sensação que todos quando éramos crianças adorávamos, que estão num baloiço. Lembram-se de como era giro fechar os olhos e sentir aquela sensação? Para trás e para a frente, esticar as pernas e dar mais balanço?

E de vez em quando lá vinha alguém que nos punha a rodar a fazer círculos, para depois desenrolar as cordas muito depressa... 

Imaginem isto, a todos os segundos, a todos os minutos, a todas as horas e dias em que dura uma crise. 

Pois. É isso. 

 

O síndrome vertiginoso pode ser causado por diferentes patologias, a minha VPPB ( Vertigem Posicional Paroxística Benigna, deixem-me que vos diga que de benigna não tem nada)....

Pode ser causado por síndrome de ménière (criação de líquido no ouvido interno)... Por uma infinidade de coisas...

Mas em qualquer uma das patologias é debilitante. 

Debilitante ao ponto de não se conseguir comer, dormir, andar sem vómitos ou sensação de quase loucura.

Sim porque o nosso cérebro está tão ocupado a processar as vertigens que o discurso fica afectado, a compreensão também... Não retemos informação, a memória não funciona. 

E isto visto de fora, a não ser quando ficamos verdes, e vomitamos, não se vê.... E isso é o pior.

Para quem está de fora e não percebe do que se trata é alvo de gozo, alvo de frases do género, ah mas isso é só uma tontura... Não percebem que a sensação é a de estar num chaker a ser mexida a alta velocidade. 

Andar de carro é o inferno, o efeito túnel aí é imenso, estar parada e não saber se estamos parados ou a andar... ui experiência do melhor... só que não. 

 

Para mim piora porque além dos sintomas físicos não suporto estar tão debilitada. 

Quem me conhece sabe que não mostro facilmente as minhas fraquezas, esta doença deixa-me de joelhos, agarrada a uma infinidade de horas sem poder fazer nada, sem poder trabalhar. 

A sorte é que o meu empregador sabe do que se trata e que isto é algo incontrolável... Mas há sempre o receio... e se as pessoas acham que somos mariquinhas? Que é tudo balelas? Há pessoas que sofrem disto e não têm a mesma sorte que eu.

A minha família apoia, sabe o quanto me custa....

No meu caso a VPPB não permite prevenção ou medicação preventiva, aliás ninguém sabe o motivo de os cristais se deslocarem. Há quem diga que é o magnetismo da terra, o tempo, a alimentação, vitamina d... Eu já testei uma série de coisas, e com a vitamina d as crises diminuíram, até à desta semana... 4 dias... 

E nestes dias, além do mau estar físico é preciso muita força para não ir abaixo, pensar tudo o que de pior há...

Estou a escrever este texto há 14 minutos e já não dá muito mais...

Imaginem isto num trabalho como o meu e em que preciso transmitir ordens de alguns milhares de euros com número específicos? Pode dar asneira da grande. 

É isto... Hoje já estou um bocadinho melhor mas ainda nada de funcional.

Por aí quem esteja a passar pelo mesmo muita força.

 

Beijinhos

Marta

 

 

 

O Inferno é no Metro LX! Contem a vossa experiência!

Todos os dias ando no metro... É sempre uma aventura, começa por não saber se o serviço estará ou não funcional.

Não sei se não serei brindada a meio da viagem com paragens súbitas, perturbações nas circulações, estações encerradas... É o que chamamos uma autêntica viagem surpresa, uns dias correm bem, outros não.

Nem para pedir factura a coisa é simples, segundo eles, não pode ser no próprio dia em que carregamos, mas não conseguem confirmar se é 24 ou 48 horas depois masss há uma data limite de 5 dias... Fica pior quando pomos alarmes no telemóvel para não nos esquecermos e de repente o site está em baixo.... Nada funciona como é suposto!

 

Todos os dias de manhã e à tarde paro no mesmo sitio na plataforma, onde sei que pára a porta para ter menos um stress, que é saber que pelo menos ali consigo entrar, todos os dias nos cruzamos com as mesmas pessoas, as boas e as más. As últimas é um autêntico pesadelo, sempre a empurrar, a tentar entrar primeiro, a entrar sem deixar sair... Os trols  como já aqui os descrevi. 

 

Hoje, fui brincada com uma senhora que se maquilhava. Não sujou ninguém, mas só por um acaso. 

No entanto é o maquilhar uma acto demasiado pessoal para fazer ali ou não?

Eu sou da opinião que sem dúvida que sim.

Claro que podia ser pior, cortar as unhas (como também já vi).

Mas pintar as sobrancelhas, por rímel (aqui só posso dizer MEDDOOOO), baton e blush... Há qualquer coisa de muito pessoal nisso para ser feito ali em frente a estranhos. Depois há a questão da segurança coisinha essencial, mas espetar a varinha do rímel no olho por causa de uma paragem súbita deve doer, no mínimo será desconfortável. Bem haja as corajosas.

 

Mas agora quero saber, qual foi a coisa mais absurda que vocês já viram no metro?

Isto só me acontece a mim?

Partilhem, e quem tiver a situação mais inusitada vai receber um prémio!!!

 

 

 

 

Todo o céu e as estrelas deste mundo...

Estamos num daqueles períodos da nossa vida em que somos bombardeados com várias perguntas do mesmo género..

Quando casam? Quando vêm os bebés?

E quem já passou pelos 30 de certeza que sentiu o mesmo... aquela pressão social... aqueles sorrisinhos meio tímidos meio descarados, do "já não vão para novos... não deixem passar muito tempo..."

Nós fazemos como os pinguins, acenamos e sorrimos... Porque essas decisões são demasiado importantes para serem tomadas assim...

E ainda não estamos para aí virados...

 

Mas quando vemos outras pessoas a tomar decisões life changing, pessoas que amamos, não só ficamos felizes como ficamos em modo de agradecimento, por podermos fazer parte destes momentos.

Quando essas pessoas nos dizem que tomaram a decisão de celebrar o amor deles e fazer um ato de oficializar a coisa... Mais ainda...

Estou em pulgas...

E tão feliz.... 

Feliz porque conheço aquela história de amor, porque os adoro como se tivesse crescido com eles, porque agradeço todos os dias o papel que eles têm na nossa vida e nós na deles...

A nossa família de coração.

Temos uma sorte tremenda por ter os amigos que temos e em ter o previlégio de fazer parte da história de cada um deles.

A eles desejo tudo de bom... o de melhor deste mundo.

Menos não seria justo, eles merecem todo o céu e as estrelas deste mundo.

 

 

 

Os dias são o que fazemos deles...

Segunda-feira, outra vez...

Depois de um fim-de-semana comprido, em que sexta passou a correr e cheia de tarefas a tratar, o fim-de-semana veio e foi-se com a mesma velocidade.

Foi óptimo para matar saudades daquelas pessoas que mais gostamos e domingo aproveitámos para estar a por o namorico em dia e ficarmos só os dois.

Fomos experimentar um restaurante muito recente, o Fiammeta em Campo de Ourique.

É um conceito que já existe noutros em Lisboa em que dentro do restaurante encontramos também os produtos à venda. 

É italiano, um dos nossos tipos de comida preferidos e, embora a comida estivesse muito boa, a sobremesa, um mil folhas com pepitas de chocolate perfeito... não sei se nos conquistou. 

 

Experimentar restaurantes italianos para nós é dificil, quem nos conhece sabe que temos 2 ou 3 de eleição e não divergimos muito dali, de vez em quando experimentamos, mas a comparação é inevitável.

O Fiammeta aposta num conceito diferente, sem pizzas, mais dedicado às iguarias italianas, mas fiquei ali na dúvida sobre o conceito em si.

Têm pratos do dia, a carta varia entre saladas compostas, paninis, algumas massas, tábuas de queijos e tábuas mistas...

Eu experimentei a sopa de cogumelos que estava perfeita; o prato do dia lasanha, passei ao lado...

Experimentei o rigatoni à carbonara bom mas não memorável... nada a apontar à qualidade dos ingredientes ou ao serviço que foi sempre impecável, acho apenas que não se ajusta muito a nós, até porque o Mr Pim adora pizzas. 

Na parte do mercado tinha tudo um aspecto delicioso, imensos queijos diferentes... 

Para quem quer experimentar recomendo reserva tem apenas 10/12 mesas, e pelo que ouvi o dono a explicar parece que não servem jantares.

Não sei se voltaremos tão depressa... Mas é bom variar. 

 

Esta semana volto a focar nos objectivos que me têm acompanhado nas últimas semanas, alimentação e exercício...

Esta nova pulseirinha conta muito bem os passos, distância percorrida e calorias... Ainda no sábado enquanto esperava sozinha em casa, pensei que em vez de ficar sentada no pc melhor seria ligar o Just Dance e fazer um ciclo de dez músicas... E lá fui... Aumentei os passos, aumentei as calorias e depois daquilo não podia ter ficado mais bem disposta. 

São pequenas escolhas começo a perceber isso que farão a diferença, amanhã vou começar a subir 2 andares de escadas até ao trabalho... e depois o objectivo é ir aumentando... Os 11 de uma vez não pode ser, mas dois acho que sim. 

Não deixar os maus humores tomarem conta de mim é uma das minhas prioridades, stress aumenta a facilidade com que faço escolhas erradas na alimentação... Não quero cá disso. Os meus dias são o que fazemos deles, e eu quero que sejam o mais positivo possível. 

 

E vocês? Têm planos especiais para esta semana? 

 

 

 

 

 

 

Ora bem, passei a cobaia...

Bem sexta-feira lá fui eu à Faculdade de Motricidade Humana para fazer parte do projecto NoHow.

Apenas 533 portugueses farão perto do projecto e eu sou uma delas. Mais algumas pessoas irão fazer parte mas de outros países.

 

Existem vários grupos, como já tinha dito, que são atribuidos, pelo que percebi, com base no que são as nossas apetências ou dificuldades. Se emocionais e relacionadas com a nossa relação com a comida, se valorizando mais conteúdo técnico se conteúdo mais bonito sobre o tema.

Eu fiquei no grupo 3, de acordo com as 2 horas de questionário que preenchemos online e tenho a sensação que estou no grupo dos emotivos... oh a surpresa... 

Entretanto doei amostra de sangue para medições de colesterol e açucares, doei cabelo, para medição da hormona do stress... Este teste só faço mais uma vez e só no final do estudo sei a resposta... Calculo que bata os records alguma vez medidos looool

Estas duas amostras são opcionais. 

Pesaram-me, mediram-me e puseram-me numa máquineta que parece um raio x mas que analisa o nosso corpo de cima a baixo.

Explicaram-me todas as aplicações que vou usar para monitorizar o meu peso e os meus hábitos nos próximos 18 meses, incluindo a pulseira FitBit e a balança da mesma marca a Ária. 

Deram-me algumas guidelines e daqui a 6 meses lá estarei novamente.


Os equipamentos são do mais avançado que há, eu usava a MiBand2 mas realmente nota-se a diferença para a FitBit. A contar as calorias e passos então nem se compara, quando cheguei ontem fui limpar a casa, aquela coisa agradável que todos fazemos e a precisão da pulseira surpreendeu-me... Nada comparada com os resultados que tinha na MiBand2 em ocasiões iguais. 

A balança está ligada ao wifi pode ter até 7 perfis e desconfio que tem um mecanismo de monitorização nuclear de tão avançada ser...

Em suma, são dois equipamentos que me irão ajudar a manter sobe controlo tudo o que se passa neste corpo. 

A ideia do projecto é se nos mantivermos até ao fim ficamos com eles, a brincar a brincar são 300€ de bónus e ainda me dão ferramentas para alcançar o meu objectivo... que venham 18 meses de macaquinha de laboratório como o Carl me apelidou...

E que daqui a 18 meses, possa olhar para trás e ver todo este percurso em detalhe. 

E vocês? Que andam a mudar na vossa vida para ter o que sempre quiseram?

 

IMG_20180203_174657.jpg

 

 

 

  • Pág. 2/2